Que falta faz a Paz!

Neste ano de 2015, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convocou a Igreja a intensificar a reflexão e a promoção da paz. Nada mais oportuno, diante um tempo fortemente marcado por uma infinidade de conflitos político, étnico e religiosos que assolam a humanidade toda.

Por traz disso tudo, é fácil perceber exacerbado desejo de riqueza e poder. Grandes potências fabricam e vendem armamento para enriquecer e acabam tornando-se reféns de sua própria ganância. Outros, matando em nome de Deus, esquecem que o ser humano é imagem e semelhança de Deus. Outros ainda, rendem-se aos sentimentos de ódio e vingança presentes no coração humano. A vida parece que nunca valeu tão pouco!

No Brasil, pasmem, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, acontecem cerca de 140 homicídios dolosos por dia – mortes onde há intenção de matar. E isso são apenas os casos registrados. Agora, imagine os outros tantos que nem aparecem nas estatísticas. Sem falar de outras tantas formas de violência presentes em nossa sociedade…

São cenas tristes e chocantes que todos os dias as novas mídias e a velha televisão nos apresentam, retratos do nosso tempo aos quais muitos querem fechar os olhos (para não perder a paz!), mas que nos alertam para a urgente promoção de uma “cultura da paz”. Algo que precisa nascer a partir de cada pessoa, pois só quem vive a paz dentro de si, pode construí-la ao seu redor.

Há poucos dias o Papa Francisco profeticamente declarou: “Estamos próximos ao Natal: teremos luzes, festas, árvores luminosas e presépio. Tudo falso: o mundo continua fazendo guerras. O mundo não entendeu o caminho da paz!” E nós, entendemos e estamos trilhando o caminho da paz?

A humanidade, de mãos estendidas, refém das guerras, do ódio e do desamor implora por justiça e vida digna, coisa impossível onde a paz é apenas uma “utopia”. O que podemos fazer? Como ajudar?

Rezemos e trabalhemos para que a Paz se torne sempre mais presente em nós; entre nós e por meio de nós!

Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Mt 5,9

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑